Você sabe sobre a proteção de dados LGPD?

Você se preocupa com a proteção de dados na internet de sua empresa? Fique atento! Entrará em vigor em meados de 2020 a nova legislação e este artigo foi criado para tirar algumas dúvidas.

Quem não cumprir as regulamentações de acordo poderá ser multado em até 4% sobre o faturamento da empresa! Dessa forma, passamos algumas informações para que você fique ciente sobre como funciona e serviços essenciais para contribuir com o sigilo destas informações.

O que é a LGPD?

A legislação foi criada para regulamentar as ações por parte e empresas na internet principalmente no que se refere a coleta dos dados dos usuários. É exigido nova postura com relação aos dados dos clientes onde se faz necessário o consentimento do público.

Atualmente, diversas empresas de segmentos variados fazem a coleta de uma grande quantidade de informações pela internet. Contudo, não há nenhum controle sobre os dados coletados o que coloca os indivíduos envolvidos em risco.

É importante citar que a LGPD vem para dar oportunidade para que as empresas possam desenvolver processos e ferramentas para proteger os dados dos usuários na internet.

A quem se aplica?

A partir de 2020 todas as empresas que inclui negócios públicos e privados, de qualquer setor precisarão aplicar os regulamentos da LGPD. A lei determina que as empresas adotem medidas proativas a fim de garantir a segurança das informações.

Isso significa que Google, Amazon, Facebook e outros grandes nomes também deverão atualizar suas medidas de proteção.

O que é determinado pela lei?

A ideia é que os usuários tenham maior poder sobre seus dados na internet. O interessante é que você poderá pedir para ver quais informações são guardadas pelas empresas e poderá inclusive solicitar alterações ou até mesmo a exclusão!

Adicionalmente dados só poderão ser coletados online com a devida autorização do usuário. Menores de idade deverão ter autorização de um responsável, o que não ocorre hoje. Caso o relacionamento entre empresa e usuário chegue ao fim, ela será obrigada a excluir suas informações e não poderá usá-las para qualquer que seja o objetivo futuro.

Como aplicar a proteção de dados?

É importante que você esteja ciente de que o prazo para aplicar as mudanças para a proteção de dados no seu negócio está acabando. Por isso, é importante estar atento a fim de tomar as devidas providências para aplicar o quanto antes. Mais a frente, daremos algumas dicas para que você saiba o que precisa ser feito.

Backup

Para empresas que querem manter um alto padrão no que se refere a proteção de dados, backups são importantíssimos! Na ServCloud por exemplo nós realizamos cópias diárias e semanais dos dados para servidores externos e replicamos estas informações para outros servidores.

Os dados de seu site são sua vida, certo? Por este motivo, é muito importante escolher com cuidado o fornecedor de serviços em nuvem. Algumas empresas realizam backups apenas semanais e isto pode ser frustrante para você em caso de pane gerando sérios riscos aos dados de sua empresa.

Certificados Digitais SSL

É muito importante que o(s) seu(s) site(s) utiliz um certificado digital (SSL). Alguns navegadores e até o google começou há um tempo a indicar que são sites inseguros espantando os usuários do seu site. O certificado é usado para criptografar as informações transmitidas através do site evitando que estas informações sejam interceptadas por terceiros.

O certificado é utilizado para criptografar informações transmitidas através do site, evitando o roubo ou compartilhamento indevido das mesmas. Ele pode ser contratado junto da maior parte dos serviços de hospedagem.

Um outro detalhe para reforçar a segurança dos seus dados, é optar por uma empresa séria e que trata os seus dados como se fosse dela mesma. Algumas empresas por exemplo não oferecem backups diários e a ServCloud justamente por se preocupar com seus dados, oferece não só o backup diário nos planos de hospedagem e revenda como backup das bases de dados. Adicionado a isso, todos os dados são replicados para servidores (storages) externos, garantindo assim a integridade dos dados em caso de pane.

VPS e Dedicados

Os servidores virtuais (VPS ou Cloud), servidores dedicados são grandes aliados para o mundo corporativo. Neste planos os recursos são exclusivos da empresa, tornando o ambiente ainda mais seguro.

Com um planos corporativo (VPS, Cloud ou dedicado) o usuário tem total autonomia sobre o gerenciamento do mesmo. É possível instalar ferramentas específicas para projetos próprios como também fazer uso de firewall e regras específicas para restringir cada vez mais o acesso. Porém, é importante conversar com nossos consultores para entender a real necessidade do cliente antes de adquirir um servidor dedicado por exemplo, pois o plano VPS que tem baixo custo, poderá atendê-lo perfeitamente.

Conclusão

Independente da lei, sabemos que dados são a moeda mais valiosa hoje em dia. Por este motivo, esforços para melhorar cada vez mais a segurança dos dados nunca é demais. Quem deseja ter credibilidade com os clientes, devem tomar todas as precauções possíveis para manter os dados seguros.

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sitesCloudrevenda de hospedagemVPSServidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Comercial Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday