Servidor dedicado com SSD: por que optar por esta escolha?

Nos últimos anos houveram diversos avanços na tecnologia digital. Várias empresas / pessoas começaram a enxergar oportunidade de atingir o maior número de pessoas possíveis pela internet. Mas é importante ficar atento aos recursos disponíveis em seu servidor dedicado para que você possa dar conta de seu público sem maiores frustrações.

Os recursos que falamos vão desde o poder de processamento do ambiente (CPU), memória e até mesmo a velocidade de leitura e escrita dos discos (HDs). Por muito tempo, eram usados nos servidores dedicados discos SATA e SATA Enterprise. Com a evolução tecnológica e a necessidade de dar um melhor tempo de resposta nas requisições os discos SSD e SSD Nvme são uma ótima pedida para quem busca maior desempenho.

Se você quer saber por que optar por esta escolha, vamos ler um pouco mais sobre discos SSD?

Vantagem em optar por servidor dedicado com SSD

Inicialmente você pode achar que não há diferença entre usar um servidor dedicado com disco SATA ou com disco SSD, certo? Contudo, aqui vamos citar alguns pontos que poderão te ajudar a decidir melhor a respeito.

Maior poder de processamento

Os discos SSD em servidores dedicados aumentam de forma considerável o poder de processamento do servidor. Isso porque eles possibilitam que grandes quantidades de informações sejam processadas no menor tempo possível. São bastante úteis principalmente para sites ou sistemas que possuem muita informação.

Os discos SSD são considerados o mais moderno hardware de armazenamento e com maior velocidade de leitura de gravação que chega até 700 MB/s. Para você ter uma ideia, os discos SATA chegam apenas em 150MB/s.

Menor probabilidade de perder dados

O SSD não depende de um funcionamento mecânico, diferente do que ocorre em um Hard Disk SATA. Com isso, as chances de dados causados por trepidações, são quase remotas em discos SSD.

Economia em espaço

Em datacenters é muito comum essa preocupação sobre espaço. Os servidores blade têm muitos componentes removidos para economizar espaço, minimizar o consumo de energia e outras considerações, mantendo todos os componentes funcionais como um computador. Um SSD possuí um tamanho muito menor do que um hard disk SATA em questões de medidas.

Redução de custo a longo prazo

Apesar de ter custo maior se comparado com os discos SATA, pra fazer melhor este comparativo você deve ficar atento ao retorno do investimento para assim justificar por exemplo a sua utilização. Como vimos anteriormente os benefícios de se usar os discos SSD são claros.

Com maior poder de processamento e menor índice de erros, certamente isto será refletido na produtividade de sua equipe e na experiência dos seus clientes.

 

SSD ou HDD?

De forma resumida os discos SSD são a melhor escolha caso você esteja disposto a pagar um pouco mais por uma memória mais durável com performance 5x superior aos discos SATA, porém possuem capacidade de armazenamento mais limitado.

Se você precisa de uma maior capacidade de armazenamento os discos SATA ou SAS são uma ótima pedida no que se refere a custo/benefício. Se você por exemplo pretender montar um servidor de storage, sairá mais em conta se você montar o servidor com discos SATA.

Sobre a ServCloud

Neste post, vimos um pouco sobre optar por um servidor dedicado com disco SSD.

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloud, revenda de hospedagem, VPS, e Servidores dedicados.

Entre em contanto com a nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo (a).

Chame agora um profissional humanizado para lhe ajudar neste processo tão importante para o seu negócio!

>>>Quero falar com um especialista

 

× Comercial Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday