Jelastic Cloud – Platform as a Service (PaaS) – Você conhece?

Este artigo não abordará nenhum tipo de tutorial sobre a ferramenta do Jelastic. Apenas falaremos, primordialmente, sobre o ambiente a fim de mostrar algumas opções. Assim, você, usuário, pode decidir melhor se este tipo de serviço é o investimento ideal para o seu projeto. Caso você precise de consultoria, poderá contatar, sobretudo, os analistas da servcloud para melhor orientação sobre seu(s) projeto(s).

(PaaS) – O que é?

Você já deve ter ouvido falar no termo PaaS ou Platform as a Service, certo? O PaaS consiste em um serviço de fornecimento de Plataformas baseadas em nuvem. Elas dão espaços para o desenvolvimento e gerenciamento de softwares e aplicações.

Cada provedor de PaaS tem suas particularidades e pode, portanto, suportar entre um ou mais linguagens de programação. Veja os exemplos abaixo de alguns dos principais serviços PaaS e as linguagens que suportam:

Google Cloud: Java, Python, PHP e Go;
Microsoft Azure: .NET, Node.js, PHP, Python, Java e Ruby;
Amazon Web Services (AWS): Java, .NET, PHP, Node.js, Python, Ruby, Go e Docker;
Heroku: Ruby, Python, Java, Scala, Clojure e Node.js.
Jelastic Cloud: Ruby, Python, Java, Go, .NET, Node.js, Docker, PHP.

E o que é o Jelastic Cloud?

O Jelastic Cloud facilita todo o trabalho do desenvolvedor pois todo o ambiente já vem praticamente pré-configurado. Entretanto, caso ele tenha conhecimento, poderá gerenciar e até mesmo personalizar suas aplicações da forma que desejar. Em um ambiente de hospedagem de sites ou revenda, você não tem muita informação disponível sobre os recursos utilizados pela suas aplicações e não pode, por exemplo, escalonar o ambiente.

Nesse sentido, com o Jelastic Cloud, tudo isso é possível e além de escalonar o ambiente, você só paga pelos recursos utilizados. com alguns cliques é possível configurar servidor web, servidor de banco de dados, e-mail entre outros recursos disponíveis. O ponto importante aqui é que não perderemos muito tempo em configurar todo o ambiente para que isso seja possível. Quer um plus? Através do marketplace do Jelastic, é possível instalar CMS como: WordPress, Drupal, Moodle, Joomla, Prestashop, OpenCart, Magento e muitos outros.

Com o Jelastic Cloud você poderá:

  • Criar ambiente para produção ou teste.
  • Clonar um ambiente já em produção.
  • Escalonar um ambiente já em produção verticalmente ou horizontalmente.
  • Iniciar ou pausar um ambiente já configurado e em produção.

Agora que você já sabe o que é o Jelastic Cloud, vamos conhecer algumas características importantes para que você possa se familiarizar com a plataforma.

Cloudlet

Como você usará o Jelastic Cloud, é importante, primeiramente, você entender sobre Cloudlet. Esta é a unidade de medida utilizada para medir a quantidade de memória bem como processamento que a máquina possui. 1 cloudlet equivale a 128MB de memória e 400MHz de potência de processamento, e esse valor vai se multiplicando, 2 cloudlets, 256MB de memória e 800MHz de processamento e assim por diante.

Sendo assim, ao configurar um ambiente, você verá uma barra com dois botões. Estes botões representam:

Cloudlets reservados: São os cloudlets / recursos que ficarão fixos em seu servidor. Aqui você define uma configuração mínima que julgar necessário para sua aplicação rodar no dia a dia.

Cloudlets dinâmicos ou Limites de escalabilidade: São os cloudlets que definimos e reservamos para momentos de pico. Muito usado por exemplo em períodos de Black Friday quando sua aplicação precisa de um maior poder de processamento.

Como funciona a cobrança no Jelastic?

Com o Jelastic Cloud da Servcloud, você pagará pelo que utilizar e tudo, com a cobrança por hora. Citamos alguns itens aqui: cloudlets, espaço utilizado em disco, tráfego de rede e IP público contratado em cada servidor. Contudo, fique atento que existem alguns detalhes que devemos considerar.

Cloudlets Reservados e Cloudlets Dinâmicos

Se você reservar os cloudlets, os mesmos são pagos independentes de terem sido usados. Se você reservar por exemplo 20 cloudlets e durante 2h usar somente 10, você pagará pelos cloudlets reservados. Já os dinâmicos funcionam de forma diferente. Estes só serão pagos caso seja ativado algum em momento de pico. Caso sua aplicação esteja consumindo todos os 20 cloudlets reservados e mais 1 cloudlet dinâmico dos 10 configurados, você pagará apenas por aquele único cloudlet utilizado.

Espaço Armazenado

Com relação ao espaço em disco, você pagará por GB utilizado e por hora. Se você utilizar 2GB de disco em sua aplicação mais 3GB de banco de dados, você pagará por 5GB de espaço em disco usado por hora.

Tráfego Utilizado

Todo o tráfego de rede externo usado pela sua aplicação será cobrado por GB/hora. Neste plano não há opção de tráfego ilimitado e você pagará pelo que for consumido.

IP dedicado

Para que você possa ter um domínio próprio e também configurar um FTP, ou configurar um servidor de banco de dados, um IP dedicado se faz necessário. Contudo, a cobrança do uso do IP público é por hora.

Período de Testes do Jelastic de 14 dias

A ServCloud fornece um período de teste de 14 dias. No ambiente de teste, você sentirá falta apenas de algumas funcionalidades mas terá acesso a diversos recursos para então optar por assinar ou não o Jelastic Cloud. Esse período de teste limita, por exemplo, a quantidade de cloudlets por máquina, número de ambientes, ip dedicado e espaço em disco.

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sitesCloudrevenda de hospedagemVPSServidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp.

× Comercial Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday