Você se preocupa com a proteção de dados na internet de sua empresa? Fique atento! Entrará em vigor em meados de 2020 a nova legislação e este artigo foi criado para tirar algumas dúvidas.
Quem não cumprir as regulamentações de acordo poderá ser multado em até 4% sobre o faturamento da empresa! Dessa forma, passamos algumas informações para que você fique ciente sobre como funciona e serviços essenciais para contribuir com o sigilo destas informações.
O que é a LGPD?
A legislação foi criada para regulamentar as ações por parte e empresas na internet principalmente no que se refere a coleta dos dados dos usuários. É exigido nova postura com relação aos dados dos clientes onde se faz necessário o consentimento do público.
Atualmente, diversas empresas de segmentos variados fazem a coleta de uma grande quantidade de informações pela internet. Contudo, não há nenhum controle sobre os dados coletados o que coloca os indivíduos envolvidos em risco.
É importante citar que a LGPD vem para dar oportunidade para que as empresas possam desenvolver processos e ferramentas para proteger os dados dos usuários na internet.
A quem se aplica?
A partir de 2020 todas as empresas que inclui negócios públicos e privados, de qualquer setor precisarão aplicar os regulamentos da LGPD. A lei determina que as empresas adotem medidas proativas a fim de garantir a segurança das informações.
Isso significa que Google, Amazon, Facebook e outros grandes nomes também deverão atualizar suas medidas de proteção.
O que é determinado pela lei?
A ideia é que os usuários tenham maior poder sobre seus dados na internet. O interessante é que você poderá pedir para ver quais informações são guardadas pelas empresas e poderá inclusive solicitar alterações ou até mesmo a exclusão!
Adicionalmente dados só poderão ser coletados online com a devida autorização do usuário. Menores de idade deverão ter autorização de um responsável, o que não ocorre hoje. Caso o relacionamento entre empresa e usuário chegue ao fim, ela será obrigada a excluir suas informações e não poderá usá-las para qualquer que seja o objetivo futuro.
Como aplicar a proteção de dados?
É importante que você esteja ciente de que o prazo para aplicar as mudanças para a proteção de dados no seu negócio está acabando. Por isso, é importante estar atento a fim de tomar as devidas providências para aplicar o quanto antes. Mais a frente, daremos algumas dicas para que você saiba o que precisa ser feito.
Backup
Para empresas que querem manter um alto padrão no que se refere a proteção de dados, backups são importantíssimos! Na ServCloud por exemplo nós realizamos cópias diárias e semanais dos dados para servidores externos e replicamos estas informações para outros servidores.
Os dados de seu site são sua vida, certo? Por este motivo, é muito importante escolher com cuidado o fornecedor de serviços em nuvem. Algumas empresas realizam backups apenas semanais e isto pode ser frustrante para você em caso de pane gerando sérios riscos aos dados de sua empresa.
Certificados Digitais SSL
É muito importante que o(s) seu(s) site(s) utiliz um certificado digital (SSL). Alguns navegadores e até o google começou há um tempo a indicar que são sites inseguros espantando os usuários do seu site. O certificado é usado para criptografar as informações transmitidas através do site evitando que estas informações sejam interceptadas por terceiros.
O certificado é utilizado para criptografar informações transmitidas através do site, evitando o roubo ou compartilhamento indevido das mesmas. Ele pode ser contratado junto da maior parte dos serviços de hospedagem.
Um outro detalhe para reforçar a segurança dos seus dados, é optar por uma empresa séria e que trata os seus dados como se fosse dela mesma. Algumas empresas por exemplo não oferecem backups diários e a ServCloud justamente por se preocupar com seus dados, oferece não só o backup diário nos planos de hospedagem e revenda como backup das bases de dados. Adicionado a isso, todos os dados são replicados para servidores (storages) externos, garantindo assim a integridade dos dados em caso de pane.
VPS e Dedicados
Os servidores virtuais (VPS ou Cloud), servidores dedicados são grandes aliados para o mundo corporativo. Neste planos os recursos são exclusivos da empresa, tornando o ambiente ainda mais seguro.
Com um planos corporativo (VPS, Cloud ou dedicado) o usuário tem total autonomia sobre o gerenciamento do mesmo. É possível instalar ferramentas específicas para projetos próprios como também fazer uso de firewall e regras específicas para restringir cada vez mais o acesso. Porém, é importante conversar com nossos consultores para entender a real necessidade do cliente antes de adquirir um servidor dedicado por exemplo, pois o plano VPS que tem baixo custo, poderá atendê-lo perfeitamente.
Conclusão
Independente da lei, sabemos que dados são a moeda mais valiosa hoje em dia. Por este motivo, esforços para melhorar cada vez mais a segurança dos dados nunca é demais. Quem deseja ter credibilidade com os clientes, devem tomar todas as precauções possíveis para manter os dados seguros.
Sobre a ServCloud
A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloud, revenda de hospedagem, VPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp.