O que é OpenStack Cloud e como implementar na sua empresa

O principal objetivo do OpenStack Cloud é criar um padrão global e uma pilha de software para o desenvolvimento de soluções na nuvem que ajudem provedores de nuvem e usuários finais.

O OpenStack visa construir uma plataforma operacional unânime na nuvem, onde as organizações construirão soluções que não são apenas escaláveis e seguras, mas também globalmente acessíveis, executáveis ​​e migradas para outras plataformas sem nenhum provedor de bloqueio.

Continue lendo para saber mais sobre OpenStack Cloud e as vantagens para a sua empresa.

O que é OpenStack Cloud?

O OpenStack é uma plataforma para desenvolvimento, implantação e hospedagem de soluções de computação na nuvem, usando software de código aberto.

Basicamente, é um conjunto de software, serviços e padrões de código aberto, projetado principalmente para ofertas de nuvem e fornece 5 pilhas de soluções diferentes, incluindo computação OpenStack, armazenamento de objetos, serviço de imagem, identidade e painel.

O projeto OpenStack foi fundado pela Rackspace e pela NASA e, posteriormente, outras organizações aderiram, incluindo Dell, Citrix, Intel, Cisco e muitas outras.

Importância do OpenStack para sua empresa

openstack cloud

 

O OpenStack é importante para uma organização, pois seu sistema operacional em nuvem controla grandes conjuntos de recursos de computação, armazenamento e rede em um datacenter, todos gerenciados e provisionados por meio de APIs com mecanismos de autenticação comuns.

Um painel também é disponibilizado, dando aos administradores controle enquanto capacita seus usuários a provisionar recursos por meio de uma interface web.

Além da funcionalidade padrão de infraestrutura como serviço, componentes adicionais fornecem orquestração, gerenciamento de falhas e gerenciamento de serviços, entre outros serviços, para garantir alta disponibilidade dos aplicativos do usuário.

Em suma, é a tecnologia implementada no seu negócio.

Por que usar o OpenStack Cloud?

Existem 5 razões reais para usar o OpenStack.

Valores

A primeira, e mais importante, é que não existe uma alternativa real que seja Open Source e tão barata.

Existem algumas alternativas Open no mercado, como Eucalyptus, CloudStack, Nebula, por exemplo, mas o OpenStack se destaca.

Nenhum deles tem o nível de suporte do fornecedor – como o OpenStack Cloud pode ter na Dell, HPE, IBM, Red Hat ou MIrantis, bem como em vários players menores.

Suporte necessário

A segunda é que os módulos emblemáticos receberam o suporte necessário para corrigir erros do passado e atingir um bom nível de maturidade na produção.

Hoje, os módulos principais estão todos prontos para implantações de produção. Os membros do OpenStack estão bem cientes disso: o site Openstack.org publica uma lista de componentes com seu grau de maturidade.

Popularidade

A terceira razão tem a ver com a popularidade do OpenStack, tanto para protótipos quanto para produção. Há uma abundância de informações e comentários na web.

Por fim, a maioria dos provedores de nuvem pública está determinada a trabalhar com o OpenStack, porque o projeto tende a facilitar as interações entre as nuvens.

Ainda há trabalho a ser feito, mas deve ser possível ter um painel de controle único para as principais plataformas de nuvem.

O OpenStack certamente tem desvantagens, mas hoje parece ser a melhor maneira de evitar o bloqueio do fornecedor e trabalhar em um ambiente que permanece dinâmico. Especialmente porque o preço do OpenStack continua sendo sua principal vantagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Comercial Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday