O que é Magento: conheças as principais características

magento

Para quem ainda não sabe exatamente o que é Magento e está buscando mais informações, nós da ServCloud escrevemos este artigo dedicado à plataforma bem conhecida pelos donos de e-commerce e desenvolvedores de sites.

Para se ter uma ideia, considere que a Magento é uma ferramenta que possui recursos tecnológicos avançados e conta hoje com usuários do porte da Samsung, Nokia, Olympus, Ford e outras grandes marcas.

Continue lendo para descobrir o é Magento e as principais características da plataforma bastante usada na criação de lojas virtuais mais robustas.

Definição de Magento

O Magento é uma plataforma de e-commerce de código aberto desenvolvida na linguagem PHP e distribuída no site da empresa e na comunidade de desenvolvedores que trabalha no sentido de ampliar recursos ao sistema.

Por se tratar de uma plataforma de e-commerce open source, qualquer pessoa que possua conhecimentos de programação (o código é bastante sofisticado), pode promover alterações e desenvolver novas funções atualizadas para o sistema.

Em termos de sofisticação e praticidade, a plataforma de e-commerce Magento, é considerada, sem medo de exageros, uma das melhores opções para quem deseja criar uma loja virtual.

Em 2008, a empresa lançou a primeira versão aberta do sistema que ficou conhecida como Magento Community Edition – CE.

Por que investir na plataforma

Blog news & Magento Tutorials

Investir na plataforma Magento significa simplesmente ter disponível uma loja top de linha em termos de tecnologia.

Podemos considerar essa informação partindo do principio de que a plataforma é um sistema open source desenvolvido para lojas virtuais de alta performance.

O projeto foi criado pela Varien em 2007, seguiu a mesma linha de desenvolvimento de sistemas de e-commerce como as pioneiras neste segmento, a osCommerce e a Prestashop.

Características da plataforma Magento

Agora que você já sabe o que é Magento, confira a seguir um pouco mais sobre esta plataforma e quais são suas principais características.

Sistema composto por diversos módulos

A arquitetura modular da plataforma é uma das principais características da Magento, ou seja, o sistema é composto por diversos módulos independentes que reunidos compõem todo o sistema.

Para quem trabalha como desenvolvedor de páginas na Web isso faz toda a diferença em termos técnicos, em outras palavras, isso é um dos pontos chave para o sucesso da plataforma.

Módulos de Extensões

A plataforma possui módulos como Extensões Magento, ou plugins para Magento, um dos pontos fortes da ferramenta.

Com isso, é possível incorporar novas funções à loja e torná-la mais interessante para o usuário e mais intuitiva para quem administra.

As Extensões podem ser gratuitas ou pagas e ambas podem ser encontradas no Magento Marketplace (diretório oficial de plugins Magento).

Vale lembrar que as extensões pagas, são desenvolvidas por empresas e programadores independentes.

Modelos

Outra característica importante da plataforma fica por conta das templates, módulos que alteram o design da loja e permitem uma customização muito interessante.

Em sites especializados como o Theme Forest, por exemplo, você encontra diversos templates que podem ser adquiridas e instaladas na sua loja, dando um toque pessoal e exclusivo ao seu projeto.

A plataforma Magento vale a pena?

A única coisa que é devida levar em consideração na hora de optar pela plataforma de comércio eletrônico Magento é a robustez da plataforma.

Isso que dizer que ela pode apresentar alguns problemas, porque a Magento se torna extremamente exigente em termos de desempenho do provedor de hospedagem.

Na verdade, a plataforma trabalha com muitas requisições ao banco de dados, por isso é preciso escolher um bom provedor de hospedagem para utilizar a plataforma, caso contrário à loja poderá ficar bastante lenta para o usuário ou até mesmo chegar a sair do ar.

No geral, a plataforma Magento para e-commerce, é sem sombra de dúvidas uma das melhores plataformas de comércio eletrônico do mercado, portanto, vale a pena.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o que é Magento e suas características.

Você pode entrar em contato com a ServCloud e falar com um especialista sobre a plataforma.

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sitesCloudrevenda de hospedagemVPS, e Servidores dedicados e migração de dados.

Entre em contanto com a nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo (a).

>>>Quero falar com um especialista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Comercial Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday