Escolha uma Página

Você está enfrentando problemas com o aviso “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados” no seu site/blog WordPress? Este é um erro fatal que torna seu site WordPress inacessível. Este erro ocorre quando o WordPress não consegue fazer uma conexão com o banco de dados. Várias coisas podem afetar a conexão com o banco de dados do WordPress, o que dificulta a solução de problemas para iniciantes. Neste artigo, mostraremos alguns exemplos possíveis e que podem contribuir para que você mesmo corrija seu problema! Vamos lá?

O que causa o erro “Error Establishing a Database Connection”?

O problema “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados” pode ser causado por informações incorretas do banco de dados nas configurações do WordPress, no banco de dados corrompido ou na incapacidade de se conectat ao host definido para conexão ao banco. A mensagem de erro que normalmente verá será essa:

Como um sistema de gerenciamento de conteúdo, o WordPress usa um banco de dados para armazenar todas as suas informações e outros dados do site. O WordPress precisa das seguintes informações para conectar-se ao banco de dados:

  • Nome do banco de dados
  • Nome de usuário do banco de dados
  • Senha do banco de dados
  • Servidor de banco de dados (aqui normalmente use como endereço localhost)

Essas informações são armazenadas no seu arquivo de configuração do WordPress chamado wp-config.php. Se algum desses itens estiver incorreto, o WordPress não conseguirá se conectar ao servidor de banco de dados e você verá o erro “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados”.

É um dos erros mais comuns do WordPress. Além das credenciais incorretas, esse erro também pode aparecer se o servidor do banco de dados estiver inativo ou se os arquivos do banco de dados estiverem corrompidos.

Neste artigo, veremos algumas dicas que ajudarão você a resolver o problema. Vamos nessa?

 

1. Verifique suas credenciais de banco de dados do WordPress

O motivo mais comum para erro de conexão com o banco de dados no WordPress são credenciais de banco de dados incorretas. Se você mudou recentemente seu site WordPress para um novo host, esse pode ser o motivo mais provável.

Suas credenciais do banco de dados do WordPress são armazenadas no arquivo wp-config.php. É o arquivo de configuração do WordPress que contém configurações importantes do WordPress, incluindo informações do banco de dados.

Se você não editou o arquivo wp-config.php antes, consulte nosso guia sobre como editar o arquivo wp-config.php no WordPress.

Você procurará as seguintes linhas no arquivo wp-config.php.

// ** MySQL settings - You can get this info from your web host ** //
/** The name of the database for WordPress */
define( 'DB_NAME', 'database_name_here' );
/** MySQL database username */
define( 'DB_USER', 'username_here' );
/** MySQL database password */
define( 'DB_PASSWORD', 'password_here' );
/** MySQL hostname */
define( 'DB_HOST', 'localhost' );

Você precisa definir corretamente as informações como: banco de dados, nome do usuário, senha e o host/endereço o qual você realizará a conexão ao banco de dados. Geralmente é utilizado ‘localhost’. Através do painel de controle cPanel, você poderá comprovar estas informações e se for o caso, alterar a senha de acordo.

Se tiver dificuldades em realizar o procedimento pelo painel de controle cPanel, poderá entrar em contato com a nossa equipe através de nossos canais de atendimento.

 

2. Verifique as informações do host do banco de dados

Se você tiver certeza de que as informações como: banco, nome de usuário e senha estão corretas, é importante verificar sobre o endereço utilizado para realizar a conexão com o banco. A maioria das empresas de hospedagem de sites, usa como o endereço ‘localhost’. No entanto, algumas empresas podem optar por separar o servidor de banco de dados das aplicações. Nesse caso, você deve informar o endereço corretamente ao invés de utilizar ‘localhost’.

Se você fez tudo certinho e mesmo assim a conexão não ocorre, considere entrar em contato com a empresa onde você está hospedando seu site/sistema e banco de dados.

 

3. Repare sua base de dados

Se você estiver recebendo um erro diferente no wp-admin, por exemplo, algo como:

  • Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis
  • O banco de dados pode precisar ser reparado

Para corrigir, você pode tentar reparar a base de dados. Você pode fazer isso adicionando a seguinte linha no seu arquivo wp-config.php:

1
define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Depois de fazer isso, você poderá ver as configurações visitando esta página: http://www.seusite.com.br/wp-admin/maint/repair.php

Nota: o usuário não precisa estar logado para acessar a página de reparo do banco de dados. Depois de reparar e otimizar seu banco de dados, remova esse código do seu arquivo wp-config.php.

 

4. Verifique se o seu servidor de banco de dados está inoperante

Se tudo parecer correto, e o WordPress ainda não conseguir se conectar ao banco de dados, o servidor de banco de dados (servidor MySQL) pode estar com problemas ou inoperante. Isso pode acontecer devido ao tráfego intenso em um servidor (geralmente ocorre em planos compartilhados, hospedagem de sites e revenda de hospedagem).

Seu site ficará muito lento e, para alguns usuários, pode até gerar o erro. Portanto, a melhor coisa a fazer é entrar em contato sua conosco ou sua empresa de hospedagem para saber se pode ser algo específico ou generalizado. Se você tiver outros sites em execução no mesmo servidor, poderá verificar esses sites para confirmar se o servidor SQL está inoperante para todas as contas.

Caso você não tenha outros sites hospedados e gostaria de ter a certeza do banco de dados estar inoperante ou não, basta acessar o phpmyadmin através do seu painel de controle e tentar conectar ao banco de dados desejado.

 

5. Reinicie o seu servidor (VPS ou servidor dedicado)

Usuários de servidores virtuais (VPS) e servidores dedicados, podem tentar reiniciar o serviço mysql ou o servidor. Isso reiniciará o servidor Web e de banco de dados, o que pode corrigir algumas falhas temporárias que causam o erro. Contudo, não garantirá que o serviço volte a operar normalmente pois depende muito do que pode ter causado a indisponibilidade.

Conclusão

Se tudo que foi abordado aqui falhar,  talvez seja necessário entrar em contato com a empresa que hospeda o seu site. Todas as boas empresas certamente o ajudará a resolver o problema ou vai orientar você sobre o melhor a ser feito. Caso esteja conosco, acione seu gerente de contas via whatsapp ou entre em contato conosco utilizando nossos canais de atendimento.

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This