Escolha uma Página

Se você trabalha com site e/ou sistemas web, certamente já ouviu falar sobre o cPanel. O cPanel é o painel de controle mais utilizado no mundo. Acreditamos que depois de ter mudado a forma de cobrar sua licença, isto mude um pouco. O cPanel pode ser utilizado em planos compartilhados como: Hospedagem de sites, Revenda de Hospedagem e planos corporativos VPS, cloud e servidores dedicados.

Neste artigo falaremos um pouco sobre as vantagens em se usar este painel (cPanel / WHM) em comparação com outros painéis como o plesk e o DirectAdmin, que são os painéis preferidos das empresas de hospedagem depois do cPanel.

Gerenciamento do cPanel (cliente de hospedagem)

A interface do cPanel é bem intuitiva e simplificada, tudo que um usuário precisa em uma hospedagem. Ele poderá realizar ações como: criar contas adicionais para hospedar, estacionar domínios, criar e gerenciar contas de e-mail, criar banco de dados e usuários, gerenciar arquivos e diversas outras funcionalidades. Além dos recursos disponíveis, existem alguns pontos interessantes que fazem com que o painel de controle cPanel (apesar de estar um pouco mais caro devido a mudança de precificação de sua licenca), é o preferido dos usuários. São eles:

  • Compatibilidade: Praticamente todos os datacenters do mundo possuem opção de planos com o cPanel e optando por ele, você terá menos dor de cabeça na hora de migrar seus dados.
  • Softaculous: Através dele você poderá instalar aplicações como WordPress, joomla, magento entre outros com poucos cliques. Ele também está disponível em outros painéis.
  • Jetbackup: Excelente ferramenta de backup que atualmente é compatível apenas com o cPanel. Existem projetos em andamento para o plesk e o directadmin

É importante citar que o cPanel dispõe de diversos outros recursos para o cliente final que não serão abordados neste artigo. Em um próximo, poderemos detalhar melhor os recursos. De qualquer forma a interface é amigável e existem diversos tutoriais na internet e em nossa base de conhecimento.

Gerenciamento do WHM (cliente de revenda de hospedagem)

Para os clientes que possuem / trabalham com planos de Revenda de Hospedagem, além de possuírem o acesso ao cPanel (cliente final), eles possuem um acesso para gerenciar todas as contas criadas por ele. O servidor tem o cPanel instalado e o cPanel divide-se em 3 níveis de acesso, são eles: root (principal), Revenda de Hospedagem (WHM) e Hospedagem de sites (cPanel).

Quem são os clientes que utilizam o cPanel? Normalmente são usuários finais que precisam publicar seu site, criar suas contas de e-mail, fazer redirecionamentos, ver estatísticas do site entre outros recursos. Já os clientes que utilizam o painel de controle WHM, são agências de marketing, publicidade, empresas que ofertam serviços de hospedagem entre outros. O público que possui acesso ao WHM por exemplo pode dar todo o suporte para os clientes finais diretamente, a não ser que o problema seja algo um pouco mais grave onde será necessário contatar sua empresa de hospedagem.

Planos de Revenda de Hospedagem na ServCloud

Muitas empresas comercializam os planos simples de revenda de hospedagem. Na servcloud, você pode optar por oferecer aos seus clientes uma experiência diferente no que se refere aos serviços. Por exemplo: Se você optar por um plano corporativo de VPS / Cloud ou servidor dedicado. Com um destes planos, você pode além de oferecer opções de hospedagem de sites para seus clientes, oferecer também planos de revenda de hospedagem. O melhor? É que você poderá contar com o gerenciamento de seu plano corporativo VPS ou dedicado sem custo adicional (ver disponibilidade em nosso site).

Contudo, se ainda sim quer apenas um acesso ao painel WHM (de revendedor) a servcloud se diferencia das demais empresas pois os planos podem ser personalizados! Além disso, dispomos de planos robustos e diferente de outras empresas, nós não superlotamos nossos servidores. Com isso, garantimos o máximo de qualidade possível para nossos clientes.

Conclusão

Existem outros paíneis de controle no mercado de hosting que permite revender planos de hospedagem, mas o WHM é sem sombra de dúvida um dos melhores paíneis de controle para se trabalhar. Um outro painel interessante é o plesk onde nossa equipe recomenda principalmente pelo fato do nginx vir nativo no mesmo. Contudo, alguns usuários apesar de algumas vantagens do plesk, terminam optando pelo painel WHM e em nossa opinião, de fato é o melhor.

E você usa algum outro painel diferente? Qual? Conta sua experiência aqui pra gente!

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This