Escolha uma Página

Para alguns parece ser um novo termo, mas o tão famoso EaD – Educação à distância – está sendo o meio utilizado por alunos, professores e coordenadores para disseminar o saber. O termo “online” apresentou-se de outra forma para os pais e responsáveis e nesse momento estamos ainda mais conectados.

Ao contrário do que se imagina, o ensino à distância é mais antigo do que parece mas a partir da década de 90 algumas instituições começaram a utilizar a internet para difundir cursos primários e superior no país. Hoje, ela veio a solucionar algumas demandas as quais estamos passando, evitando assim maiores transtornos à vida acadêmica (ensino básico e Universitário). Diante de tantas questões e levantamentos, muitas dúvidas começam a surgir, são elas: Como desenvolver o uso da tecnologia na educação? Quais as dificuldades que podemos enfrentar no âmbito pedagógico, tecnológico e diante da gestão nesse momento de pandemia? Pensando nisso, vamos apresentar algumas soluções e informações para maior entendimento do EaD.

 

No Brasil, como podemos enumerar as dificuldades do Ead?

O ensino à distância, assim como o presencial, requer um planejamento pedagógico tão eficiente quanto o tradicional. A colaboração e engajamento de toda a equipe é fundamental para o desenvolvimento do mesmo por se tratar de algo novo para educação básica e ensino médio.

Podemos enumerar alguns pontos com relação ao EaD no tocante a Tecnologia, são eles:

Acessibilidade

É importante salientar que nem todos os estudantes possuem em suas residências acesso a essa tecnologia – computador e internet. E no que diz respeito ao corpo docente se faz necessário meios para apresentar seus conteúdos de forma online. Nesse ponto a servcloud definitivamente pode ajudar a instituição de ensino provendo soluções corporativas como vps, cloud e servidores dedicados para hospedar a plataforma a ser utilizada.

Desenvolvimento

O time pedagógico necessita aprimorar seu conhecimento diariamente para desenvolver o melhor uso da tecnologia ao seu favor. As instituições podem adicionalmente investir em treinamentos para preparar os profissionais da edução para proporcionar aos alunos a melhor experiência possível.

Ensinamento

Agregar novas soluções, que antes se apresentavam de forma presencial, as necessidades da educação básica. Sendo essas que solidificam as relações sociais mesmo sendo online.

Transição

Pode acontecer uma barreira na educação devido ao novo processo de ensino, o que deve ser avaliado dentro do planejamento pedagógico.

Custos

A tecnologia gera um determinado custo no tocante ao suporte e a equipe pedagógica. É fundamental que os gestores  invistam na contratação e qualificação de novos profissionais e também em infraestrutura de tecnologia. A partir desse momento, é possível perceber que essa forma de aprender estará cada vez mais solidificada, os investimentos em tecnologia servirão para somar ao corpo docente e as empresas de ensino como um todo.

 

Como acompanhar as dificuldades do EaD?

Desde seu início , a tecnologia veio como ferramenta para agregar e melhorar a vida em todos os segmentos. No setor educacional ela tornou-se uma ponte entre: aluno, professor e ensino. Qualificar é a palavra chave para o desenvolvimento da ferramenta. O EaD passa por um momento de total relevância dentro desse cenário pois apresenta um novo modelo de ensino onde não há limites para o conhecimento. E ainda agrega em diversas demandas, como: um ambiente acessível a pais, alunos e professores, maleabilidade no tempo, amplitude no conhecimento acadêmico entre outros.

Dentro desse modelo, também há a disponibilidade de videoconferências, fórum online, interação instantânea entre outros , o que amplia ainda mais o conhecimento generalizado. Se compararmos o uso da tecnologia antes da pandemia é possível perceber que apenas um número minúsculo utilizavam o EaD como forma de ensino. Atualmente esse tema estará nas pautas dos docentes.

Por fim, ter disponível parceiros que disponham de conhecimento estrutural com relação a hardware e software para alinhar melhores condições de uso. Alinhar melhores soluções a necessidade do estabelecimento juntamente com empresas que ofereçam serviços em nuvem para diminuir custos e gerar segurança ao conteúdo disponível.

 

Como a servcloud pode ajudar as instituições?

Muitas instituições de ensino tem procurado a servcloud em busca de soluções corporativas (servidores VPS, dedicados ou soluções personalizadas) para ajudar nesse desafio. Muitas são as plataformas que podem ser utilizadas para EAD. Dentre elas podemos citar o moodle.

O Moodle é uma das principais ferramentas EAD usadas no mercado. Ela conta com uma comunidade com certa de mais de 60 mil usuários entre instituições, empresas e escolas. O moodle inclusive está presente em mais de 200 países e disponibiliza diversos idiomas.

 

Características

  • Sistema de código aberto (open source) possibilitando fácil personalização
  • Criação de novas funcionalidades
  • Instalação do moodle em servidor próprio com suporte
  • Elaboração de provas
  • Sistema 100% responsivo e gratuíto

 

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagem, VPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – hospedagem e revenda.

Share This