Banco de dados na nuvem x Servidor Dedicado: veja as diferenças

Banco de dados da nuvem: É normal que, ao se planejar para um projeto de Infraestrutura de TI, questionar-se onde armazenar os dados de forma segura, eficaz e econômica.

Seria o ideal um serviço de armazenamento contratado na nuvem (Cloud Service) ou em um servidor dedicado (On Premises)?

Nós da ServCloud fizemos este post para analisar as principais diferenças entre esses dois modelos e te ajudar a escolher aquele que melhor se encaixa na realidade do seu ambiente de TI.

Confira:

Servidor dedicado

Bastante comum dentro das empresas que gerenciam grande número de dados e de aplicações como, por exemplo, ERP e SAP, o servidor dedicado é um computador comprado ou alugado para o gerenciamento dessas aplicações e o armazenamento exclusivo dos dados da sua empresa.

De modo simples, o servidor dedicado garante, portanto, o controle total dos processos, pois o equipamento é de seu uso exclusivo, e não pode ser compartilhado com outros empreendimentos.

É necessário, porém, uma boa infraestrutura de monitoramento de climatização, energia elétrica e redundância de conexão, para manter a alta performance, o que demanda uma equipe capacitada, caso o servidor dedicado esteja na empresa.

Dados na nuvem (Cloud Server)

No que tange o sistema de banco de dados na nuvem, ele funciona da seguinte forma: você terceiriza todo o armazenamento dos dados na nuvem com uma empresa especialista.

Isso quer dizer que, diferentemente do servidor dedicado, sua empresa não precisa de nenhuma equipe técnica de monitoramento, tampouco infraestrutura robusta de TI.

Isso gera bastante economia de dinheiro e de espaço físico.

Neste caso, essa solução é cada vez mais procurada pelas organizações de qualquer porte.

Outra excelente vantagem do banco de dados na nuvem está relacionada ao ERP ser gerenciado e processado de forma muito mais eficiente.

Isso quer dizer que, além de tudo isso, o backup é monitorado constantemente, o que é eficaz contra ameaças ou possíveis invasões.

As principais diferenças entre o servidor dedicado e o armazenamento na nuvem

Banco de dados na nuvem

 

Espaço de armazenamento

O servidor dedicado é uma máquina que ocupa espaço dentro da empresa e demanda de uma equipe de TI especializada para a manutenção.

É um modelo muito utilizado em grandes companhias que contam com espaço e colaboradores.

Já em nuvem, você não precisa de espaço físico ou de manutenção terceirizada, o que é bastante econômico para a empresa.

Quanto à capacidade de memória

O servidor dedicado para aumentar a memória de armazenamento de dados requer peças adicionais, reposição de hardwares, equipamentos e renovação de licenças.

Em nuvem, esse aumento pode ser solicitado à empresa contratante que realiza tudo virtualmente, ou seja, a própria empresa pode modificar suas configurações, que ocorrem em tempo real.

Quanto à segurança

Geralmente, o servidor dedicado apresenta rígidos padrões de segurança contra ataques virtuais.

E caso isso aconteça, o serviço pode ficar fora do ar, o que acarreta na interrupção operacional até que se resolva o problema.

Já na nuvem, ela oferece os mesmos padrões de segurança e, sendo assim, as mesmas possibilidades de ataque.

No entanto, o Cloud Server move os recursos de um servidor físico para outro, quando um bloco de servidores fica comprometido, mas isso não é o suficiente para tirar o sistema de operação.

No que tange à exclusividade

O servidor dedicado é um equipamento adquirido ou que pode ser alugado de uso exclusivo da empresa.

Já a nuvem armazena os dados das empresas, além de poder trabalhar de duas maneiras: dividindo o espaço com outros servidores ou, ainda, armazená-los de forma exclusiva.

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sitesCloudrevenda de hospedagemVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a).

A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp.

 

>>>Fale agora com um especialista

Uma resposta

  1. Excelente, Adorei seu artigo, Tem um software chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de anuncios, nesse aplicativo tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar grátis, usando o Software você pode fazer divulgação do seu material automaticamente nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele traz muitas visitas. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a dica… Seu artigo foi muito útil. Agradecido por sua atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Comercial Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday